segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quarto de menino com parede colorida listrada


O quarto arrojado encanta pela simplicidade: os móveis de linhas retas em madeira e branco dão espaço para que a pintura multicolorida da parede seja a protagonista. “Sou fascinado por tonalidades fortes, mas não foi fácil convencer a família de que elas seriam uma boa escolha”, lembra o paulista Leonardo Pécora, pai de Lorenzo, de quase 2 anos. O arquiteto conta que, ao saber da gravidez de Daniela, começou a fazer o projeto em 3D – foram 42 propostas frustradas até obter a aprovação da esposa, que pendia para os tons suaves. Depois de tantos testes, encontrar um revestimento com a ordem exata de cores seria impossível. A solução veio com tintas, aplicadas por ele mesmo, o que ainda barateou o orçamento. “Foi um delicioso passatempo, uma terapia nas horas vagas. Assim, pude participar e amenizar a ansiedade pela chegada do bebê.”

Para o piso, ele abriu mão do laminado e elegeu o vinílico com acabamento que imita madeira, mais prático na hora de limpar. E gostou do resultado: “Testamos e aprovamos essa característica após algumas travessuras do Lorenzo e de escapadas de xixi da fralda”. Berço de freijó e parede com listras coloridas.



O ambiente de 8,20 m² parece mais amplo por preservar grandes áreas brancas em móveis, no teto e na maioria das paredes. Já que o berço e a cômoda são neutros, Leonardo inovou no visual da poltrona. “Ela é moderna, diferente das convencionais de amamentação, contudo tem balanço e é confortável.” O tom forte do tecido acompanha uma das listras da pintura. Nichos redondos de MDF abrigam a decoração de pelúcia. “Para dar mais unidade, pintei o fundo vazado e o interior das peças com as mesmas cores das faixas no lado oposto do quarto”, explica o arquiteto. Nichos de MDF Têm diâmetros de 32, 40 e 45 cm.



Os móveis encostados nas paredes liberam a área central para a circulação da família e as brincadeiras do pequeno. Como a superfície listrada é o ponto que mais chama a atenção, a opção foi deixar apenas o discreto berço (1) em frente a ela. O armário embutido (2) já integrava o quarto, antes usado pelos pais como sala de ioga.


Aprenda a fazer uma parede como esta. Acima do rodapé, foram demarcadas sete faixas, cada uma com 32,5 cm de altura – para estabelecer essa medida, basta calcular a altura total a ser pintada (neste caso, 2,27 m) e dividir pela quantidade de listras que deseja criar. Leonardo as preencheu alternadamente. A inferior, branca, corresponde ao fundo original. Primeiro foram tingidas as áreas em azul-marinho, verde e vermelho. Cada uma delas recebeu três demãos de tinta, exceto a vermelha, que exigiu o dobro de cobertura (assim como a laranja, que veio depois). Somente após a secagem completa da primeira etapa da pintura, o arquiteto passou às faixas restantes. Para não haver sobreposição de cores, ele cobriu as extremidades das listras prontas com fita crepe – mas isso só pode ser feito se a superfície estiver totalmente seca. “No fim, pequenos borrões foram corrigidos com pincel fino”, ensina. Tintas acrílicas acetinadas Bastou ¼ de galão – uma latinha – de cada cor, todas da Coral. Vermelho e laranja pediram duas latinhas para que a cobertura ficasse uniforme.



Com informações de Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário